A primeira pedra


25 Abril 2020

“Take care of your body. It’s the only place you have to live”

“ Toma conta do teu corpo. É o único sítio em que tens mesmo de viver” -Jim Rohn

O que há de novo e de bom a acontecer? É com este mote que gosto de iniciar as minhas consultas. Quando avaliamos a nossa vida, e a nós próprios, tendemos muitas vezes a focar-nos demasiadamente no lado negativo. Mas são as pequenas conquistas do dia-a-dia e aquelas acções que, isoladas, parecem não levar a lado nenhum, que nos ajudam a trilhar o caminho para o sucesso.

Quando decidi tirar o curso no Institute for Integrative Nutrition, não pensava tornar-me uma Health Coach. Aliás, o meu interesse pela área da saúde e da nutrição não começou assim há tanto tempo. Até há alguns anos, tinha de telefonar à minha mãe a pedir instruções sempre que queria cozinhar arroz e o meu conceito de um jantar light era leite com cereais ou raviolis pré-cozinhados com tomate.
Alguns desafios de saúde levaram-me a encarar de uma maneira bastante diferente a minha relação com a comida e com a parte emocional.

Num mundo em que todos conhecemos alguém com doenças crónicas como o cancro, os diabetes ou as doenças cardíacas, e em que as doenças auto-imunes passaram a ser comuns, não podemos simplesmente assumir que o que comemos ou que a forma como vivemos não têm importância.
Não podemos esperar que inventem a cura. Temos de prevenir a doença. E, mesmo estando doentes, não podemos baixar os braços e acreditar que a forma como comemos e como vivemos não afectará o resultado final. O nosso automóvel pode estar com problemas, mas, se lhe metermos o combustível errado, é muito provável que pare de vez. Se o enchermos com o combustível certo, quem sabe quantos quilómetros mais ele andará?

No nosso dia-a-dia, não podemos também partir do princípio que se um determinado produto alimentar clama ser mais “light” ou melhor para a saúde, efectivamente o é. Temos de questionar. E, neste processo permanente de indagação, temos de perceber que não há fórmulas universais: o que resulta para uns, falha redondamente em outros.
Enquanto Health Coach, o meu objectivo é ajudar as pessoas a realizarem o seu próprio processo de transformação e a recuperarem o poder sobre a sua saúde física e emocional.

Neste blogue, irei partilhar conhecimentos, ferramentas e dicas para ter uma alimentação e um estilo de vida mais saudáveis. Vamos desmistificar alguns dos mitos sobre as dietas alimentares e falar sobre “alimentos” ainda mais importantes do que aqueles que pomos no nosso prato.

Aqui, irá encontrar receitas e dicas para fazer refeições saudáveis, bem como referências a outros sites, especialistas e estudos que estão na vanguarda desta nova forma de ver a nutrição e a saúde – uma perspectiva integrativa, bio-individual e holística.
Espero que me acompanhe neste caminho e que me ajude a lançar as próximas pedras.