Está na hora de criar uma rotina diária para cuidar de si


28 Maio 2021

O Verão está quase à porta, tendemos a acordar mais cedo e cheios de energia e, por isso, é a altura certa para criarmos novas rotinas. Passamos a vida a dizer que precisamos de mais tempo para nós, mas a verdade é que ele não surge por milagre. É preciso algum esforço – ou pelo menos intenção – para criarmos uma rotina de auto-cuidado (o tão falado “self-care”, na versão em inglês).

Cuidar de nós próprios vai além de uma massagem ou de comer de forma saudável. Embora estes possam ser bons exemplos disso, uma prática de auto-cuidado é, no fundo, tudo o que nos nutre e dá energia a um nível mais profundo. Para algumas pessoas, pode ser tomar um bom pequeno-almoço todas as manhãs, para outras fazer exercício físico ou meditação, ter um diário, ler um livro ou simplesmente ter tempo para um ritual de beleza.

Que o auto-cuidado é importante, todos sabemos. O problema está em conseguir trazê-lo para o dia-a-dia e convertê-lo numa rotina. É fácil acreditar que não temos tempo para isso ou não entender como é que adicionar mais alguma “coisa” à nossa extensa lista de afazeres vai melhorar o que quer que seja.

Mas quando estabelecemos uma prática regular de self-care na nossa vida, isso vai, na realidade, dar-nos mais tempo: ficamos mais centrados e alinhamos melhor as nossas decisões com a nossa intuição e com aquilo que realmente queremos e nos faz bem. Isso ajuda a que nos libertemos de muitas daquelas pequenas decisões que nos sufocam e nos roubam energia. Sentimo-nos melhor connosco, com os outros e somos até mais criativos e produtivos.

Paralelamente, ter uma prática regular de conexão connosco dá-nos uma sensação de “porto seguro”, de algo com que podemos sempre contar, no meio de todo o caos do quotidiano e das situações que fogem ao nosso controlo. Quer seja cinco minutos, quer seja uma hora, ter uma parte fixa do dia alocada a nós ajuda a sentirmo-nos mais equilibrados e em controlo sobre algo.

Como podemos criar esta rotina diária para cuidarmos de nós? É isso que vamos ver, passo a passo.

1 – Descubra as actividades que o nutrem

Uma prática de auto-cuidado é diferente de pessoa para pessoa e não faz sentido forçarmo-nos a replicar o que os outros fazem se tal não se encaixar na nossa vida ou não nos trouxer prazer. Temos de retirar gratificação da prática que escolhermos.

Por exemplo, correr ou meditar pode ser uma forma de self-care para muitas pessoas mas, se não gostarmos de o fazer, não deve estar na lista. Se não sabe o que pode fazer parte da sua rotina de auto-cuidado, comece por identificar as actividades que lhe trazem alegria, bem-estar e sensação de relaxamento ou de energia (dependendo do que estiver a precisar). Mais à frente, deixo algumas sugestões.

2 – Comece devagar

Não caia no erro de querer fazer tudo de uma vez e criar logo uma rotina super elaborada. Se está a partir do zero, escolha um prática de auto-cuidado para implementar por semana e vá adicionando mais tempo ou actividades a partir daí. Isto vai permitir também que experimente várias opções e se aperceba quais fazem mais sentido para si e se encaixam melhor na sua vida.

3 – Identifique a altura do dia mais adequada

Para muitas pessoas, a melhor altura para uma rotina de self-care é logo de manhã, ao acordarem, porque é a altura em que estamos mais abertos, receptivos e criativos. A nossa mente está mais limpa, o que é ideal para nos ligarmos à nossa intuição, sem sermos apanhados pelas energias e intenções alheias. Uma rotina matinal também ajuda a começar o dia com a atitude e a energia certas e a ganhar “momentum” para o resto do dia.

Se até gostava de arrancar logo de manhã com uma prática de auto-cuidado, mas sente que não tem tempo para isso, aqui ficam algumas dicas simples para ajudar a acordar mais cedo e criar esse tal “tempo”:

✔ Vá para a cama mais cedo: quer acordar meia hora mais cedo? Deite-se meia hora mais cedo. Roubar horas ao sono é que não interessa (afinal, dormir bem também é uma forma de auto-cuidado).

✔ Coloque o despertador 10 minutos mais cedo todos os dias até perfazer o tempo de que precisa. Mal irá sentir a diferença.

✔ Não faça “snooze” (silenciar o despertador para ele voltar a tocar passado 5 ou 10 minutos). Nem que para isso tenha de colocá-lo longe da cama, o que o vai obrigar a levantar-se para o desligar.

✔ Crie incentivos que o façam querer saltar da cama (para mim, por ex, é um pequeno-almoço delicioso à espera).

Dito isto, a sua rotina de auto-cuidado não tem de ser de manhã, tem de ser na altura que lhe der mais jeito a si.