Está na hora de criar uma rotina diária para cuidar de si


28 Maio 2021

Rotina matinal de auto-cuidado

Aqui ficam algumas sugestões de actividades que podem fazer parte de uma rotina matinal de auto-cuidado. Algumas só fazem sentido de manhã, mas outras podem ser feitas a qualquer hora do dia, por isso, mesmo que não seja uma “alma matinal”, esta parte também é para si.

– Espreguiçar na cama
Haverá algo mais simples e prazeiroso do que isso? Espreguiçar e alongar o corpo dá-nos energia, física e mental, para começar o dia da melhor maneira.

– Beber água
É fundamental hidratarmos o nosso corpo logo de manhã: pode ser com água, água com limão, um sumo verde, o que quiser. Mas beba.

– Comer um bom pequeno-almoço
Fazer uma primeira refeição completa e equilibrada dá-nos mais energia e ajuda a gerir os níveis de saciedade ao longo do dia. O tipo de pequeno-almoço vai depender muito dos seus gostos e do que funciona melhor para si, mas, sempre que possível, privilegie alimentos ricos em proteína, hidratos de carbono complexos (como os cereais integrais) e gorduras boas, bem como fruta ou vegetais.

– Pôr o corpo a mexer
Depois de tantas horas na mesma posição, o nosso corpo agradece algum movimento ao acordar. Pode ser algo simples, como uns alongamentos ou posições de yoga. Se tem mais tempo, pode sair para uma caminhada ou corrida matinal, ou fazer um treino no ginásio ou em casa.
Fazer exercício logo de manhã, por mais simples que seja, ajuda a combater a fadiga e traz-nos mais energia para o resto do dia.

– Pensamento positivo
Começarmos o dia com pensamento positivo ajuda a melhorar o nosso humor ao longo do dia. Algumas ideias:
✔ Faça uma lista de 3 “coisas” pelas quais se sente grato na sua vida
✔ Medite em 3 pensamentos positivos sobre si
✔ Defina o seu objectivo ou intenção para aquele dia
✔ Inspire-se (ex: ler um artigo, ouvir um podcast, ouvir música)

– Meditação ou escrita criativa
Quando praticada todos os dias ou regularmente, a meditação é uma ferramenta poderosa para gerir o stress, para nos conectarmos com a nossa intuição e para nos conhecermos melhor.
Outro instrumento poderoso a este nível é ter um diário ou escrever as chamadas “Morning Pages” (páginas matinais). Este conceito foi criado pela escritora e artista norte-americana Julia Cameron e consiste em escrever, logo de manhã, três páginas com tudo aquilo que vai na nossa cabeça. É um processo sem filtros, em que damos rédea solta ao fluxo dos nossos pensamentos.

– Rituais de beleza e auto-cuidado
Aquilo com que geralmente identificamos o auto-cuidado, na sua versão mais simples: pôr creme no corpo e no rosto, esfoliação a seco, máscaras faciais, massagem, boa higiene oral, etc. Estes rituais fazem sentir-nos mais bonitos, mais saudáveis e revitalizados.

– Evitar distracções e sorvedouros de tempo
Antes de concluir que não tem tempo para o auto-cuidado, fica um desafio: vá às definições do seu telemóvel e veja o tempo gasto a olhar para o ecrã. As apps das redes sociais também já disponibilizam este tipo de estatísticas. Se a primeira coisa que faz ao acordar é abrir o Facebook ou o Instagram e, quando dá conta, já está atrasado, pode criar a regra de que não há redes sociais de manhã.
Do mesmo modo, se sente que perde demasiado tempo a escolher o que vai vestir nesse dia ou a fazer o pequeno-almoço, antecipe-se e deixe essas tarefas preparadas no dia anterior.

Artigo originalmente publicado no site do Jornal Público

Photo by Giulia Bertelli on Unsplash