Adoro andar sempre a inventar novas receitas de panquecas. É verdade que muitas vezes não corre bem. Por isso, quando partilho uma receita de panquecas nova, como esta de panquecas de laranja e aveia, ela tem de ser mesmo boa. Não vos quero fazer perder o vosso tempo, para isso já basta eu ter perdido o meu. 😉
Estas panquecas de laranja e aveia foram retirar a inspiração à minha receita de “not guilty waffles” e são perfeitas para quem não gosta de panquecas com sabor a banana ou, simplesmente, para quem quer desenjoar e experimentar novos sabores e combinações. Não têm açúcar e são gluten-free (a aveia é naturalmente isenta de glúten, embora possa haver alguma contaminação cruzada com outros cereais; se tem sensibilidade ao glúten, há flocos de aveia sem glúten à venda).
Levam laranja (incluindo as raspas), aveia, farinha de coco, ovos, bebida vegetal, muita canela e um pouco de fibra psílio (se não tiverem, não há problema, podem substituir por fermento ou não pôr nada). Ficam deliciosas, sente-se bastante o sabor a laranja e adoro a consistência com que ficam.
Tenham apenas em atenção que estas panquecas levam um pouco mais de tempo a cozinhar do que as panquecas tradicionais de aveia e banana. Não tentem virá-las antes de os lados da panqueca estarem mesmo firmes, e não haver massa a “escorregar” (se for preciso, cozinhem em lume mais brando para evitar que queimem).
Se não gostar de laranja, há mais opções. Estas panquecas de morango e banana são também deliciosas ou estas panquecas de banana e requeijão. Se preferir uma versão sem aveia, tem ainda estas deliciosas panquecas low-carb de amêndoa e coco.
Panquecas de laranja e aveia
Course: Pequeno-almoçoDifficulty: Fácil8
panquecas20
minutesIngredientes
1 laranja inteira descascada
Raspas de 1 laranja
200 ml de leite ou bebida vegetal
100 gramas de flocos de aveia
4 c. sopa de farinha de coco
4 ovos
Canela a gosto
1 c. chá de fibra de psílio (ou fermento)
Preparação
- Colocar todos os ingredientes (excepto a farinha de coco) num processador de alimentos ou liquidificadora e triturar bem até obter uma massa homogénea.
- Deitar para uma tijela, juntar a farinha de coco e envolver bem.
- Aqueça uma frigideira com um pouco de óleo de coco ou azeite e deite 2 colheres de sopa da massa.
- Deixe cozinhar até os lados da panqueca estarem firmes
- Cuidadosamente vire a panqueca e deixe cozinhar do outro lado.
Notas
- Estas panquecas demoram um pouco mais a cozinhar do que as de aveia de banana. Vire apenas a panqueca quando a panqueca já estiver firme e não houver massa a “escorregar”.
- Para uma versão vegan, pode substituir os ovos por mais bebida vegetal.