Panquecas low-carb de amêndoa e coco


19 Setembro 2020

Fim-de-semana não é fim-de-semana sem panquecas, e estou sempre à procura de receitas novas para satisfazer a gula e ir variando. Esta última “invenção” – panquecas low-carb de amêndoa e coco – entrou directamente para o ranking das minhas preferidas.

Não levam farinha nem fermento, são low-carb, gluten-free, e ricas em gorduras saudáveis. Prometo: estas panquecas vão deixar-vos saciados a manhã inteira.

 

Inventar receitas de panquecas é, de facto, um dos meus desportos favoritos (embora não tanto quanto comê-las). Se é tão adepta desta modalidade como eu, deixo mais umas sugestões para prova: as panquecas de laranja e aveia, as panquecas de morango e banana, as panquecas de banana e requeijão ou as panquecas de requeijão e mirtilos.

Panquecas de banana, amêndoa, coco e tapioca

Recipe by arfCourse: Pequeno-almoço, LancheDifficulty: Fácil
Serve

8

unidades (peq)
Tempo total

15

minutes

Low-carb, gluten-free, estas panquecas são saborosas e nutricionalmente ricas.

Ingredientes

  • 1 banana grande madura

  • 90 gramas de amêndoa ou farinha de amêndoa (aprox. 6 colheres de sopa)

  • 2 colheres de sopa de farinha de coco

  • 2 colheres de sopa de tapioca hidratada

  • 4 ovos

  • Canela a gosto

  • Opcional: 1 colher de sobremesa de extracto de baunilha

Preparação

  • Triturar a amêndoa até esta ficar em farinha (ou usar farinha de amêndoa).
  • Esmagar a banana com um garfo.
  • Numa taça, bater primeiro os ovos e depois juntar todos os ingredientes: a banana, a farinha de amêndoa, a farinha de coco, a tapioca, a canela e a baunilha. Mexer bem até obter uma massa homogénea.
  • Aquecer uma frigideira com um pouco de óleo de coco.
  • Deitar 2 colheres de sopa da massa e deixar cozinhar até os lados da panqueca estarem firmes, durante alguns minutos.
  • Cuidadosamente virar a panqueca e deixar cozinhar do outro lado.

Notas

  • Para uma versão vegan, pode substituir os ovos por 3/4 chávena de bebida vegetal (ajuste se necessário).