Mais uma receita de panquecas que entrou para a lista (já extensa, admito) das minhas preferidas. São low-carb, gluten-free e ricas em proteína e gorduras saudáveis, deixando-nos saciados uma manhã inteira. Feitas com banana, avelã, cacau, ovos e farinha de coco, estas panquecas têm um sabor delicioso (a lembrar nutella) e ficam altas e fofas.
Adoro panquecas de aveia – como estas panquecas de laranja e aveia, estas panquecas de morango e banana ou o “must-have” cá em casa, as panquecas de requeijão e mirtilos – mas, volta e meia, uma pessoa precisa de variar e procurar alternativas. Esta receita tem poucos hidratos de carbono, e é poderosa em gorduras saudáveis e em proteína, o que nos vai deixar sem fome toda a manhã (ou toda a tarde, dependendo da hora a que comermos).
Além de ricos em proteína, o cacau, a avelã e o coco são óptimas fontes de gorduras boas, que contribuem para a nossa saúde cardiovascular e cerebral. Além disso, a combinação do cacau e da avelã resulta num sabor parecido ao da nutella. Foi aqui que vos convenci, né? 😉
Eu sei, pareço ter alguma obsessão em criar receitas com versões saudáveis da nutella, mas, na realidade, eu nem sequer sou fã de nutella. Comi muito poucas vezes e – embora goste – não é de todo uma obsessão. Adoro, sim, a combinação das avelãs com o cacau, e isso tem sido a base de inspiração para muitas receitas, como por exemplo, estas bolas energéticas “nutella” ou estas papas de aveia “nutella”.
Se andas à procura de mais receitas de panquecas low-carb, sugiro que experimentes estas duas: panquecas de linhaça e panquecas low-carb de amêndoa e coco.
Panquecas de banana, avelã e cacau
Course: Pequeno-almoçoDifficulty: Fácil6
panquecas20
minutesUma receita deliciosa low-carb e gluten-free, rica em proteína e gorduras boas.
Ingredientes
1 banana grande madura
1 chávena (de chá) de avelãs (+/- 120 gramas) ou farinha de avelã
2 c. sopa de farinha de coco
1 c. sobremesa bem cheia de cacau magro em pó
4 ovos
100 ml de bebida vegetal (usei arroz e coco)
Preparação
- Pulverizar as avelãs num processador de alimentos ou picadora (ou usar a farinha de avelã).
- Adicionar os restantes ingredientes (excepto a farinha de coco) e triturar até obter uma massa homogénea. Se preferir, pode fazer a mão: esmague a banana com um garfo e vá adicionado os ingredientes um a um.
- Deitar para uma tijela, juntar a farinha de coco e envolver bem.
- Aquecer uma frigideira com um pouco de óleo de coco ou azeite e deite 2 colheres de sopa da massa.
- Deixar cozinhar até os lados da panqueca estarem firmes.
- Cuidadosamente virar a panqueca e deixar cozinhar do outro lado.
Notas
- Estas panquecas demoram um pouco mais a cozinhar do que as de aveia de banana. Vire apenas a panqueca quando a panqueca já estiver firme e não houver massa a “escorregar”. Se necessário, cozinhe em lume mais brando para não correr o risco de queimar.
- Para uma versão vegan, pode substituir os ovos por mais bebida vegetal, e acrescentar um pouco de fermento para ficarem mais fofas.