Pão de batata doce e trigo sarraceno (gluten-free)


18 Março 2021

Antes de mais, um esclarecimento: chamei a “isto” pão, mas não se iludam. Não é bem pão, mas também não é bem bolo. É parecido àqueles banana breads super saudáveis que agora se vê em todo o lado, com a diferença que é feito com batata doce. Como não leva qualquer adição de açúcar, acho que fica mais próximo de um pão em termos de sabor e consistência do que propriamente de um bolo. Mas vocês decidirão o que lhe querem chamar, se o fizerem. Eu chamei-lhe pão de batata doce e trigo sarraceno. Uma opção sem glúten e sem açúcar, que serve como pequeno-almoço, snack ou para acompanhar uma refeição mais leve (uma salada ou sopa, por exemplo).

Em segundo lugar, uma confissão: quando meti este pão ao forno, estava tudo menos com esperança que saísse de lá alguma coisa sequer comestível. Quando me ponho a inventar receitas de pães ou bolos “saudáveis”, geralmente a coisa não corre bem. Por isso, fiquei agradavelmente surpreendida quando este saiu inteiro e, ainda por cima, comestível. Um milagre.

Esta receita nasceu da necessidade de aproveitar restos alimentares. Tinha assado um tabuleiro gigante de batata doce (às vezes exagero um bocado, e depois andamos a comer a mesma coisa todos os dias), e tinha de lhe dar alguma saída. Por isso, enquanto fazia o pequeno–almoço, decidi inventar.

Esmaguei a batata doce com um garfo, juntei bebida vegetal, ovos e farinha de trigo sarraceno. Pus todo numa forma e mandei para o forno, sem qualquer fé. Não tinha fermento em casa, por isso coloquei apenas uma colher de sobremesa rasa de psílio (falo mais em baixo sobre isso). É mesmo o tipo de receitas de que gosto: poucos ingredientes, zero complicação e super rápida de fazer.

Este pão fica óptimo acompanhado com queijo ou com manteiga de amendoim. 😋 Se quiser converter esta receita num bolo (mais guloso), sugiro que adicione um pouco de açúcar à massa (podem juntar mel, mapple syrup, geleia de arroz ou agave, por exemplo). Ou então experimente esta receita deliciosa de bolo low-carb de cenoura, laranja e coco.

Ingredientes com super-poderes

A batata doce é um dos meus alimentos preferidos, adoro fazê-la no forno, cortada às rodelas (com a casca!), temperada apenas com um pouco de sal e alecrim. É um alimento rico em fibra, vitaminas e minerais, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, contribuindo para a estimulação do sistema imunitário e maior resistência a infeções.

Embora seja mais calórica e contenha mais açúcar que a batata comum, a batata doce contém fibra solúvel que atrasa a absorção dos açúcares. Isso faz com que ela tenha, na realidade, um índice glicémico inferior, contribuindo por isso para regular os níveis de açúcar no sangue;

Quanto ao trigo sarraceno, é um dos alimentos mais na moda actualmente. É um pseudocereal e, apesar do nome, nada tem a ver com o trigo comum, pois não tem glúten e é nutricionalmente mais rico.

Por conter um índice glicémico baixo, ajuda a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue, podendo ser por isso um aliado poderoso na prevenção da diabetes. Além disso, é rico em rutina, um antioxidante que ajuda a diminuir a pressão arterial e os níveis de colesterol, favorecendo a saúde do coração.

O seu elevado teor de fibra melhora o trânsito intestinal e, além disso, o trigo sarraceno funciona como um prebiótico, alimentando as bactérias boas dos nossos intestinos – um órgão fundamental para o bom funcionamento do sistema imunitário.

Por ser rico em vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, manganês e zinco, o trigo sarraceno contribui ainda para a formação de neurotransmissores que combatem a depressão, ansiedades e as dores de cabeça.

Finalmente, algumas palavras sobre o psílio. Apesar de ser usado há muito tempo em várias regiões da Índia, só se tornou mais conhecido entre nós há relativamente pouco tempo. Trata-se da casca moída da semente de uma planta, resultando num pó bastante rico em minerais e com um elevado teor de mucilagens (fibras que não são absorvidas pelo intestino grosso e que têm uma acção antiobstipante).

Pão de batata doce e trigo sarraceno (gluten-free)

Recipe by arfCourse: SnacksDifficulty: Fácil
Servevárias doses
Tempo de preparação

10

minutes
Tempo de cozedura

40

minutes
Tempo total

50

minutes

Uma opção sem glúten e sem açúcar, que serve como pequeno-almoço, snack ou para acompanhar uma refeição mais leve

Ingredientes

  • 1 1/2 chávena de batata doce assada ou cozida

  • 1 chávena de bebida vegetal (usei arroz e coco)

  • 1 chávena bem cheia de farinha de trigo sarraceno

  • 3 ovos

  • 1 c. sobremesa de psílio

  • Canela a gosto

Preparação

  • Esmagar a batata doce com um garfo, deitar para uma taça grande, juntar o leite e os ovos e mexer bem.
  • Adicionar os restantes ingredientes e mexer bem até obter uma massa homogénea
  • Forrar uma forma rectangular (de bolo inglês) com papel vegetal e untar com um pouco de azeite.
  • Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 40 minutos.
  • Deixar arrefecer um pouco e depois retirar da forma com a ajuda do papel vegetal.

Notas

  • Se quiser converter esta receita num bolo (mais guloso), sugiro que adicione algum açúcar (mel, mapple syrup, geleia de arroz ou agave, por exemplo) à massa.