Papas de aveia douradas com maçã no forno


10 Junho 2021

Estou rendida a esta combinação: aveia, maçã e aquela mistura de especiarias maravilhosa chamada golden milk (ou leite dourado), que inclui canela, curcuma, gengibre e pimenta preta. Estas papas de aveia douradas com maçã no forno são um pequeno-almoço delicioso e nutritivo, que vai pôr o seu metabolismo a mexer e beneficiar a sua saúde.

Desde que experimentei o golden milk, que agora está tão na moda, que me rendi. Adoro aquela combinação de especiarias, e é uma bebida super reconfortante quando bebida quente, embrulhada numa manta enquanto vemos um filme enrolados no sofá. Como agora já estamos em maré de calor, e as bebidas quentes já não chamam por mim, decidi fazer experiências e incluir o golden milk nesta receita de papas de aveia no forno com maçã. Quem for fã de leite dourado, vai adorar. Quem nunca experimentou, que tal agora?

A receita de golden milk nasceu há centenas de anos na Índia e, graças à combinação daquelas especiarias, está carregada de benefícios para a saúde. No caso do gengibre, por exemplo, o seu principal composto bioactivo (gingerol) tem poderosas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, o gengibre tem também propriedades anti-virais e anti-bacterianas, e é por isso um óptimo aliado da nossa saúde imunitária.

No caso da curcuma (também conhecida como açafrão da Índia), as propriedades anti-inflamatórias provêm de um poderoso fitoquímico, a curcumina. E há uma maneira de potenciar ainda mais os benefícios desta. Se combinada com a pimenta preta (que contém um composto, a piperina, com efeitos anti-cancerígenos,) a biodisponibilidade da curcumina (ou seja, a sua capacidade de absorção pelo organismo) aumenta em 2000%. Já percebeu por que é que o golden milk é tão poderoso?

Graças aos seus ingredientes, esta bebida tem ainda um poderoso efeito termogénico, que acelera a digestão e, ao mesmo tempo, actua como desintoxicante do organismo.

Como fazer golden milk

Várias marcas já têm à venda preparados de golden milk, mas pode também fazê-lo em casa. Costumo usar esta receita do site Minimalist Baker para me orientar nas quantidades:

▶ 4 c. sopa de curcuma em pó

▶ 2 c. chá de gengibre em pó

▶ 2 c. chá de canela em pó

▶ 1 c. chá de pimenta preta

Ajuste as quantidades ao seu gosto pessoal. Se quiser fazer golden milk, basta deitar 1 ou 2 c. chá deste preparado num copo ou chávena, misturar 1 ou 2 c. chá de stevia ou outro adoçante (pode também omitir, se o leite que usar já for doce) e misturar também 2 c. chá de água. Mexa bem até ficar com uma pasta. Depois, é só acrescentar 1 chávena ou caneca de leite coco ou outro leite vegetal e aquecer em lume brando (não deixe ferver).

Se o sabor do golden milk lhe causa arrepios, não desespere. Tem aqui outras receitas maravilhosas de papas de aveia no forno: papas no forno com morango e banana, com manteiga de amendoim e banana e com pêra e nozes.

Papas de aveia douradas com maçã no forno

Recipe by arfCourse: Pequeno-almoçoDifficulty: Fácil
Servevárias doses
Tempo de preparação

10

minutes
Tempo de cozedura

20

minutes
Tempo total

30

minutes

Um pequeno-almoço saudável e nutritivo, com todos os benefícios do leite dourado.

Ingredientes

  • 1 maçã (com casca) cortada em pedaços (pode reservar algumas rodelas para topping)

  • 2 chávenas de flocos de aveia

  • 3 chávenas de bebida vegetal (usei arroz e coco)

  • 1 punhado de nozes (ou outros frutos secos)

  • 1 c. sobremesa de mistura de golden milk

  • 1 c. chá de fermento em pó

  • Opcional: um pouco mais de canela

  • Toppings: Quadrados de chocolate com (pelo menos) 70% de cacau, pepitas de cacau, rodelas de maçã e manteiga de amendoim

Preparação

  • Pré-aquecer o forno a 180 graus.
  • Numa taça, misturar os flocos de aveia, o leite, a maçã em pedaços, o golden milk, mais canela (se quiser), o fermento e as nozes.
  • Deitar esta mistura para um pirex ou tabuleiro de ir ao forno e colocar os toppings.
  • Levar ao forno durante 20 a 25 minutos.

Notas

  • Sugiro que, quando for servir numa tijela, acrescente um pouco de leite (pode ser frio). Isso vai deixar as papas mais macias e apetitosas.
  • Esta receita dá geralmente para 3 a 4 doses, dependendo da quantidade que se coma.