Papas de aveia “nutella”


19 Fevereiro 2021

Tempos difíceis pedem soluções à medida. Nestes dias cinzentos e de confinamento, nada melhor que umas papas de aveia aconchegantes para começar o dia. Estas têm um convidado bem especial: o cacau, considerado um super-alimento por todas as suas propriedades antioxidantes e por ajudar a melhorar o nosso humor. As avelãs dão o toque extra e assim surgem estas papas de aveia “nutella”. Saudáveis, claro, e tãaaoo boas.

Todos nós sabemos como somos muito mais felizes quando comemos chocolate… O problema é que a maioria dos chocolates à venda estão carregados de açúcar. O ideal é consumir chocolate preto, pelo menos com 70% de cacau, mas há uma alternativa ainda mais saudável: o cacau puro, no caso, o cacau magro em pó.

O cacau é a semente do fruto do cacaueiro e é o principal ingrediente do chocolate. Essa semente é rica em polifenóis (nomeadamente flavonoides), que têm poderosos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Além disso, é também rica em magnésio, ferro e até fibra.

A lista de benefícios para a saúde é extensa: ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue (diminuindo o risco de diabetes) e a aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro (prevenindo doenças neurodegenerativas).

Também contribui para reduzir o colesterol e a pressão arterial (protegendo assim o sistema cardiovascular) e beneficia o nosso intestino (ao alimentar as bactérias boas). É um alimento frequentemente associado a uma maior longevidade, graças às suas propriedades antioxidantes.

Além disso, o cacau tem um bónus: ajuda a regular o nosso humor, podendo assim ser útil para combater os sinais e sintomas de depressão e ansiedade. Há vários estudos sobre o tema, que revelam que os efeitos positivos no humor podem dever-se aos tais flavonoides, ao seu conteúdo de cafeína ou ao simples prazer de comer chocolate.

Além disso, o cacau ajuda no processo de converter triptofano em serotonina, um neutransmissor ligado à regulação do humor, ao ritmo cardíaco, ao sono e ao apetite. Precisa de mais motivos?

Se as papas de aveia não fazem o seu género, há muitas alternativas: um delicioso smoothie “mousse de chocolate”, um pudim de chia sem pudores, umas bolas energéticas “nutella” ou ainda um mini-bolo de aveia e banana. Use e abuse 😉

Papas de aveia de cacau, avelã e banana

Recipe by arfCourse: Pequeno-almoçoDifficulty: Fácil
Serve

2

doses
Tempo total

20

minutes

Uma maneira deliciosa e nutritiva de começar o dia.

Ingredientes

  • 7 a 8 colheres de sopa de flocos de aveia

  • 500 a 550 ml de leite ou bebida vegetal (usei arroz e coco)

  • 1 colher de sopa cheia de cacau magro em pó

  • 2 bananas pequenas maduras (ou 1 grande) cortadas às rodelas

  • 1 punhado de avelãs

  • Toppings a gosto

Preparação

  • Com um almofariz, esmagar as avelãs para depois usar como topping.  
  • Numa panela, colocar os flocos de aveia e a bebida vegetal, deixar cozinhar em lume mais alto até começarem quase a ferver.
  • Baixar o lume, juntar 1 banana pequena (ou meia grande) e o cacau em pó e mexer durante pelo menos uns 5 minutos até obter uma consistência de papa.
  • Servir com toppings ao seu gosto (neste caso, foi coco ralado, avelãs, a restante banana, framboesas e um quadradinho de chocolate preto com 85% de cacau).