Pudim de chia com puré de abacaxi, hortelã e maca


27 Junho 2021

Como eu adoro pudins de chia… São mesmo o meu snack preferido, para quando bate a fome a meio da tarde ou para quando apetece um doce mas não queremos arruinar as nossas pretensões saudáveis. Esta versão – pudim de chia com puré de abacaxi, hortelã e maca – fica deliciosa, fresca, com sabor a cocktail de Verão (tipo um mojito, estão a ver?).

Os pudins de chia são uma forma bastante versátil de incorporarmos estas sementes cheias de benefícios para a saúde na nossa alimentação. Podemos fazer em maior quantidade, armazenar em doses individuais e fazer mil e uma combinações de sabor e cor. Dá para lanche, snack, sobremesa ou até pequeno-almoço. É mesmo presença obrigatória no meu frigorífico.

As sementes de chia são ricas em gorduras saudáveis (omega-3), antioxidantes, cálcio, proteína, fibras, vitaminas e minerais, o que fazem delas um alimento bastante completo em termos nutricionais.

Entre os diversos benefícios para a saúde que lhe estão associados, encontra-se a regulação dos níveis de açúcar no sangue e do trânsito intestinal, diminuição do colesterol e até controlo do apetite. O facto de ser rica em gorduras saudáveis faz da chia um alimento “amigo” do coração e do cérebro. Ao mesmo tempo, ao conter antioxidantes, previne o envelhecimento celular.

No meu site, encontras outras duas receitas deliciosas de pudim de chia: este pudim de chia de morango com crumble de caju e coco ou este pudim de chia sem pudores, como lhe chamo – ambos são divinais. No instagram e facebook do About Real Food, encontras ainda mais receitas, como por exemplo, pudim de chia com frutos vermelhos, com maracujá ou mojito-style. Opções não faltam.

Pudim de chia com puré de abacaxi, hortelã e maca

Recipe by arfCourse: Snacks, Pequeno-AlmoçoDifficulty: Fácil
Servevárias doses
Tempo total

15

minutes

Uma receita deliciosa, fresca e nutritiva, com sabor a Verão.

Ingredientes

  • 250 ml de leite de coco em lata

  • 350 ml de bebida vegetal (usei arroz e coco)

  • 60 gr de sementes de chia

  • 2 rodelas grandes de abacaxi ou ananás

  • Folhas de hortelã qb

  • 2 c. sopa de maca em pó

Preparação

  • Bate o leite de coco e a bebida vegetal à mão ou usando uma liquidificadora, processador de alimentos ou varinha mágica.
  • Deita para um frasco grande, junta as sementes de chia, mexe bem e leva ao frigorífico durante algumas horas, até a chia inchar.
  • Numa liquidificadora ou processador de alimentos (ou com a varinha mágica), tritura o abacaxi juntamente com a hortelã e a maca. Se necessário, adiciona um pouco de líquido, mas não muito (a ideia é ficar tipo puré). Cobre o fundo de dois frascos mais pequenos com este puré e reserva no frigorífico.
  • Quand o pudim de chia estiver pronto, distribui-o pelos dois frascos, e guarda no frigorífico até ao momento de servir.
  • Sugestão: acompanha com pedaços de abacaxi e folhas de hortelã.

Notas

  • Dependendo da consistência do leite de coco usado, podes ter de usar mais ou menos bebida vegetal. O que uso é bastante cremoso (é do Lidl) e por isso necessito desta quantidade de bebida. Se for menos cremoso, ou tiver muito líquido (aquela espécie de soro que fica no fundo da lata), coloca um pouco menos de bebida vegetal, e depois ajusta se vires que o pudim de chia está pouco cremoso.