Smoothie mojito-style de manga e pepino


25 Maio 2021

Chega o calor e chega aquela vontade de cocktails deliciosos à beira-mar. Mas como ainda falta para as férias de Verão – e há que guardar munições – toca de inventar receitas saudáveis para matar o “bichinho”. Hoje comecei o dia com este smoothie mojito-style de manga, pepino, hortelã, abacate e gengibre. Fresco, delicioso e nutritivo.

Quando o sol começa a espreitar, volto logo a sentir vontade de pequenos-almoços frescos e nutritivos. Mas não consigo (nem quero!) beber apenas um copo de sumo de manhã, sinto que preciso de mais substância 😂

Por isso, prefiro fazer smoothie bowls, uma espécie de batidos para comer à colherada e cheios de toppings saborosos por cima, que nos dão a sensação que estamos realmente a comer (e não apenas a beber) algo. Mas, para mim, têm de ter vegetais, e não apenas fruta.

Os sumos e smoothies são uma óptima maneira de incluirmos mais vegetais na nossa alimentação (para mais dicas sobre isto, leia este artigo sobre como comer mais vegetais – sem complicar e com prazer).

Esta receita de smoothie mojito-style é ideal para quem se quer aventurar nesta onda dos sumos e batidos verdes, mas tem receio de odiar o sabor a vegetais (acredite, quando a combinação é bem feita, mal se sente).

Sugiro que use a manga e o pepino com casca, porque isso vai trazer mais fibra e nutrientes para o prato e também retardar a absorção dos açúcares presentes na fruta. Pode usar a manga fresca ou congelar no dia anterior em pedaços – assim o smoothie vai ficar mais fresco e com uma consistência óptima. Como líquido, usei uma combinação entre leite de coco em lata (adoro o do Lidl) e bebida vegetal de arroz e coco. Adoro usar leite de coco em lata nos smoothies porque confere uma consistência muito cremosa. Se quiser mais dicas, leia este artigo sobre como fazer sumos e smoothies lindos e deliciosos.

Para toppings, escolhi framboesas, amoras e mirtilos (são presença obrigatório cá em casa), coco ralado e sementes de abóbora.

Smoothie mojito-style de manga e pepino

Recipe by arfCourse: Pequeno-almoço, Sumos/SmoothiesDifficulty: Fácil
Serve

2

doses
Tempo total

10

minutes

Ingredientes

  • 1 manga madura (com casca)

  • 1 pepino pequeno (com casca)

  • 1/4 abacate

  • Folhas de hortelã qb

  • 1 pedaço pequeno de gengibre

  • 150 ml de leite de coco em lata

  • 50 a 100 ml de bebida vegetal (usei arroz e coco)

  • Toppings a gosto

Preparação

  • Coloque todos os ingredientes (manga, pepino, gengibre, abacate, hortelã e os líquidos) numa liquidificadora ou num processador de alimentos e triture a alta velocidade durante um minuto, ou até obter uma mistura cremosa.
  • Ajuste a quantidade de líquido, se necessário (pode variar ligeiramente em função da bebida usada e da consistência do leite de coco).

  • Sirva com os seus toppings preferidos.

Notas

  • Pode usar apenas bebida vegetal ou só leite de coco em lata. Eu tive de combinar os dois porque o leite de coco que tinha era muito espesso. Se optar por usar só um, pode ser necessário ajustar a quantidade de líquido, por isso sugiro que adicione menos inicialmente e depois junte mais se necessário.