Smoothie super-imunidade


28 Julho 2020

Cá por casa, quando começamos a sentir-nos adoentados, já se sabe qual vai ser a minha deixa: “Vou fazer o meu smoothie super-imunidade”. O meu namorado goza comigo, mas eu não desisto. Pego nos ingredientes mágicos e preparo a poção: uma smoothie bowl deliciosa e refrescante, cheia de vitamina C e com dois poderosos anti-inflamatórios naturais – o gengibre e a curcuma. A verdade é que, apesar dos risinhos masculinos, não sobra uma colher para contar a história.

Há vários alimentos que ajudam a fortalecer o nosso sistema imunitário (neste artigo, falo melhor sobre isto). Nesta smoothie bowl, o abacaxi e a cenoura encarregam-se de trazer a vitamina C, que aumenta a produção de glóbulos brancos – uma peça fundamental no combate a infecções. A cenoura é também uma boa fonte de beta-caroteno, que o nosso corpo converte em vitamina A, e que é essencial para a função imunitária.

O gengibre e a curcuma são dois poderoso anti-inflamatórios naturais. E, para dar um boost extra, vamos aos toppings. Abusem nos frutos vermelhos, ricos em antioxidantes, e completem com frutos secos e sementes, que são ricos em vitamina E, zinco e gorduras saudáveis – elementos essenciais para o bom funcionamento do nosso sistema imunitário.

Costumo utilizar leite de coco em lata, que é também uma boa fonte de gorduras saudáveis. Para que fique mais fresco e com uma consistência ainda mais cremosa, usem pedaços de banana ou abacaxi congelado.

Além de saborosa e refrescante, esta bowl vai deixar-vos saciados durante horas. E o vosso sistema imunitário agradece.

 

 

Smoothie laranja com ananás, cenoura, curcuma e gengibre

Recipe by arfCourse: Pequeno-almoço, Sumos/SmoothiesDifficulty: Fácil
Serve

2

doses
Tempo total

10

minutes

Uma smoothie bowl deliciosa, cheia de vitaminas e nutrientes para alimentar o sistema imunitário.

Ingredientes

  • 3 a 4 rodelas de ananás ou abacaxi

  • 1 banana

  • 3 cenouras pequenas

  • 1 pedaço pequeno de gengibre

  • 1 pedaço pequeno de curcuma

  • Canela a gosto

  • 200 ml de leite de coco em lata

Preparação

  • Coloque todos os ingredientes numa liquidificadora ou num processador de alimentos e triture a alta velocidade durante um minuto, ou até obter uma mistura cremosa.
  • Ajuste a quantidade de líquido, se necessário.
  • Sirva com os seus toppings preferidos: frutos vermelhos, morangos, frutos secos, sementes, coco ralado, granola, etc

Notas

  • Prefiro usar leite de coco em lata para os smoothies, porque é mais nutritivo, é uma boa fonte de gorduras saudáveis e dá uma consistência bastante cremosa. Em alternativa, pode usar bebidas vegetais de pacote (como o leite de amêndoa, arroz, aveia ou coco) ou até água. Tenha apenas em atenção que estas bebidas são mais fluídas, por isso coloque inicialmente menos líquido do que o indicado e vá adicionando até obter a consistência que pretende.