Smoothie tropical de mamão


21 Julho 2021

Este smoothie tropical de mamão, banana e curgete é para almas doces… E para quem quer um vibe tropical neste Verão, enquanto ainda não podemos escapar para uma praia paradisíaca qualquer.

Fica bastante docinho e cremoso. Uma delícia! Além disso, é super nutritivo, graças às propriedades da fruta e dos vegetais, com destaque para o mamão, que é a fruta usada em maior quantidade nesta receita.

O mamão é rico em fibras, água, licopeno, vitaminas A, E e C e outros nutrientes, ajudando por isso ao bom funcionamento dos intestinos, a controlar a fome e a melhorar a nossa saúde.

Alguns dos seus principais benefícios são:

– Regular os níveis de colesterol e triglicéridos no sangue, graças à pectina, um polissacarídeo que ajuda a reduzir a absorção de gorduras.

– Manter uma boa saúde da visão, graças à vitamina A.

– Fortalecer o sistema imunitário, devido às vitaminas A, E e C e aos antioxidantes, que ajudam a aumentar as defesas do organismo.

– Contribuir para a boa saúde da pele e prevenir o envelhecimento precoce, graças às vitaminas já referidas e aos antioxidantes (com destaque para o betacaroteno e licopeno), que melhoram a firmeza da pele e combatem os danos causados pelos radicais livres.

– Ajudar na gestão da fome: o mamão possui poucas calorias e tem muita fibra e água, o que aumenta a sensação de saciedade.

Os truques da ARF

Precisa de mais motivos? Já referi que é delicioso, não já?

Além disso, os sumos e smoothies são uma óptima maneira de incluirmos mais vegetais na nossa alimentação (para mais dicas sobre isto, leia este artigo sobre como comer mais vegetais – sem complicar e com prazer).

Esta receita de smoothie tropical de mamão, banana e curgete é ideal para quem se quer aventurar nesta onda dos sumos e batidos verdes, mas tem receio de odiar o sabor a vegetais. Como leva apenas curgete, e esta tem um sabor bastante neutro, sente-se apenas o sabor doce da fruta.

Sugiro que use a curgete com casca, porque isso vai trazer mais fibra e nutrientes para o prato e também retardar a absorção dos açúcares presentes na fruta.

O ideal é usar banana congelada (em pedaços, no dia anterior) – assim o smoothie vai ficar mais fresco e com uma consistência óptima. Como líquido, usei uma combinação entre leite de coco em lata (adoro o do Lidl) e bebida vegetal de arroz e coco. Adoro usar leite de coco em lata nos smoothies porque confere uma consistência muito cremosa. Se quiser mais dicas, leia este artigo sobre como fazer sumos e smoothies lindos e deliciosos.

Para toppings, escolhi pedaços de mamão, framboesas, amoras e mirtilos (são presença obrigatório cá em casa), coco ralado e sementes de cânhamo.

Smoothie tropical de mamão

Recipe by arfCourse: Pequeno-Almoço, Sumos/SmoothiesDifficulty: Fácil
Serve

2

doses
Tempo total

10

minutes

Uma opção deliciosa e super nutritiva, com um sabor doce e tropical

Ingredientes

  • 1/2 mamão grande (aprox. 300 gr) – reservar alguns pedaços para topping

  • 1 banana pequena (da Madeira), de preferência congelada em pedaços

  • 1 curgete pequena com casca (aprox. 200 gr)

  • 1/2 abacate pequeno

  • 150 ml de leite de coco em lata

  • 50 a 100 ml de bebida vegetal (uso arroz e coco)

  • Opcional: 1 c. sopa de maca em pó

  • Toppings a gosto

Preparação

  • Coloque todos os ingredientes numa liquidificadora ou num processador de alimentos e triture a alta velocidade durante um minuto, ou até obter uma mistura cremosa.
  • Ajuste a quantidade de líquido, se necessário (pode variar ligeiramente em função da bebida usada e da consistência do leite de coco).
  • Sirva com os seus toppings preferidos.

Notas

  • Pode usar apenas bebida vegetal ou só leite de coco em lata. Eu combino os dois porque o leite de coco que uso é bastante denso e cremoso. Se optar por usar só um, pode ser necessário ajustar a quantidade de líquido, por isso sugiro que adicione menos inicialmente e depois junte mais se necessário.