Sobre mim

O meu nome é Ana Rita Faria ou, para simplificar, ARF. Poderia dizer que sempre tive paixão pela área da saúde e da nutrição, mas não é verdade. Na realidade, até há alguns anos, telefonava à minha mãe a pedir instruções sempre que queria cozinhar arroz e o meu conceito de um jantar light era leite com cereais ou raviolis pré-cozinhados com tomate.

Alguns desafios de saúde levaram-me a encarar de uma maneira bastante diferente a minha relação com a comida e com a parte emocional. Ao procurar um estilo de vida mais saudável, fui notando mudanças em mim, no meu corpo e na minha mente, que me convenceram de que estava no caminho certo. Mas precisava de mais. Precisava de aprender sobre nutrição e saúde e, sobretudo, dar estrutura a este mundo novo, em que todos os dias nasce uma dieta alimentar diferente e as informações são, tantas vezes, dissonantes.

Encontrei no Institute for Integrative Nutrition (IIN), em Nova Iorque, o sítio certo para isso. E encontrei também um novo objectivo de vida: ajudar outras pessoas a realizarem o seu próprio processo de transformação e a recuperarem o poder sobre a sua saúde física e emocional.

Com a minha formação enquanto Integrative Nutrition Health Coach, desenvolvo em conjunto com os meus clientes planos personalizados, tendo por base os seus objectivos e ideais de saúde e bem-estar. Trata-se de uma abordagem bio-individual e holística, que não se fica apenas pela nutrição, estendendo-se a outras áreas determinantes, como as relações, a carreira, a actividade física ou mesmo a gestão financeira.

Tenho 34 anos, sou de Coimbra, mas vivo em Lisboa há 12 anos. A minha formação de base é em Jornalismo, área na qual trabalhei durante cinco anos, no jornal Público, antes de decidir enveredar por outro desafio: a aviação. Desde 2013, trabalho como assistente de bordo. Entrar neste novo mundo profissional – onde se passa horas num ambiente artificial, se perdem noites atrás de noites e o corpo se ressente dos efeitos do jet lag, da falta de sono e da “maravilhosa” comida de avião – fez-me perceber, mais do que nunca, a necessidade de ter um estilo de vida saudável.

Tal como muitas pessoas, o meu estilo de vida pouco convencional não me permite seguir dietas rigorosas ou alinhar em extremismos. Não é isso que pretendo também para os meus clientes. O que pretendo é ajudar a alinhar a sua visão ideal de saúde com o seu corpo, estilo de vida, preferências e recursos. Só assim conseguiremos criar um caminho sustentável, que pode seguir durante toda a vida, por oposição a uma “dieta iô-iô”, que lhe permite perder aqueles quilinhos a mais, para logo depois os recuperar por causa de uma simples tablete de chocolate.

"Enquanto Health Coach, esse é o meu objectivo: que o controlo da sua saúde esteja nas suas mãos."

Formação

Tirei o curso de Health Coach no Institute for Integrative Nutrition (IIN), em Nova Iorque. Neste curso, aprendi as bases de mais de 100 teorias alimentares, como a macrobiótica, a dieta paleo, raw, gluten-free, Atkins, vegan, entre tantas outras. Contudo, a grande mais-valia do curso é aliar à matéria da nutrição uma abordagem bio-individual e holística da saúde humana.
Cada corpo é único e não há uma dieta alimentar universal que funcione para toda a gente. Além disso, tão ou mais importante do que a comida que pomos no prato, são os “alimentos” nas prateleiras da nossa vida: as nossas relações, actividade física, carreira, finanças pessoais ou espiritualidade. No Institute for Integrative Nutrition, aprendi uma série de técnicas para ter um estilo de vida saudável e inovadores métodos de coaching, que permitem ir ao encontro dessas necessidades.
O currículo do curso conta com alguns dos maiores especialistas mundiais em saúde, nutrição e bem-estar, entre os quais Andrew Weil (director do Arizona Center for Integrative Medicine), Deepak Chopra (líder na área da medicina holística), David Katz (director do Yale University’s Prevention Research Center), Joel Fuhrman (autor de vários livros na área da cura pela alimentação), Geneen Roth (autor de best-sellers e especialista em alimentação emocional), Mark Hyman (fundador do UltraWellness Center) ou Walter Willet (responsável pelo departamento de nutrição na Universidade de Harvard).
A minha formação em health coaching deu-me um conhecimento inovador e profundo em nutrição holística, coaching na área da saúde e prevenção. Com base nisso, desenvolvo com os meus clientes um processo de transformação de estilo de vida, com resultados reais e duradouros. Juntos, encontramos as escolhas alimentares e de estilo de vida mais adequadas, lidamos com eventuais sintomas físicos desfavoráveis e melhoramos os níveis de energia e de felicidade.
O objectivo é que cada cliente saia das sessões inspirado e motivado, sentindo que alguém o guia e acompanha em cada passo que tenha de dar.