Spring love smoothie bowl


5 Abril 2021

Felizmente, a Primavera já chegou. Quando vi o sol lindo que estava hoje de manhã, decidi comemorar com um pequeno-almoço de homenagem à minha segunda estação do ano preferida (é fácil adivinhar a primeira, né?): uma spring love smoothie bowl. Sim, o amor é rosa e, para mim, combina com este sabor: uma junção entre banana, frutos vermelhos e coco. Mas com mais alguns ingredientes super-saudáveis à mistura.

Quando o sol começa a espreitar, volto logo a sentir vontade de pequenos-almoços frescos e nutritivos. Mas não consigo (nem quero!) beber apenas um copo de sumo de manhã, sinto que preciso de mais substância 😆. Por isso, prefiro fazer smoothie bowls, uma espécie de batidos para comer à colherada e cheios de toppings saborosos por cima, que nos dão a sensação que estamos realmente a comer (e não apenas a beber) algo.

Para esta spring love smoothie bowl, escolhi frutos vermelhos, banana, abacate e espinafres. Juntei maca em pó, que tem um forte poder estimulante e energizante e é considerada um afrodisíaco. Os guerreiros incas consumiam raízes de maca antes das batalhas, para ficarem mais fortes, e a planta era conhecida nesta civilização como o “viagra dos Incas”.

Para quem adorou o aspecto desta spring love smoothie bowl, mas ficou desconfiado ao ver que leva espinafres, digo já que nada há a temer. Não se sente nem um pouco o sabor a este vegetal, apenas sabe a fruta. Então para que é que estão lá? Porque devemos comer vegetais todos os dias e, se possível, a todas as refeições, e os sumos e smoothies são uma óptima maneira de os incluirmos na nossa alimentação (para mais dicas sobre isto, leia este artigo sobre como comer mais vegetais – sem complicar e com prazer).

Além disso, a combinação entre os espinafres e os frutos vermelhos é altamente poderosa e sinergética em termos nutricionais. Os espinafres, bem como outros vegetais de folha verde-escura, são ricos em ferro, mas na chamada versão não-heme, que não é tão facilmente absorvida pelo nosso corpo como o ferro heme, presente nos alimentos de origem animal (carne, peixe).

Para garantir que conseguimos absorver o máximo possível deste importante mineral daquelas fontes vegetais precisamos de um extra: a vitamina C. E é aqui que entram os frutos vermelhos. Usei uma combinação de frutos vermelhos congelados, que inclui morangos, mirtilos, framboesas e ginjas. Tenho sempre um saco no congelador, para usar nos smoothies ou, por exemplo, para fazer uma calda (sem açúcar!) para colocar por cima das panquecas.

Usar fruta congelada deixa os smoothies com uma consistência óptima, além de ficarem super frescos. Como líquido, usei uma combinação entre leite de coco em lata (adoro o do Lidl) e bebida vegetal de arroz e coco. Adoro usar leite de coco em lata nos smoothies porque confere uma consistência muito cremosa. Se quiser mais dicas, leia este artigo sobre como fazer sumos e smoothies lindos e deliciosos.

Para toppings, escolhi framboesas, amoras e mirtilos (são presença obrigatório cá em casa), coco ralado, sementes de girassol e manteiga de amendoim. Mas, quando fizer esta receita, adapte ao seu gosto e imaginação 😉.

Spring love smoothie bowl

Recipe by arfCourse: Pequeno-almoço, Sumos/SmoothiesDifficulty: Fácil
Serve

1

dose
Tempo total

10

minutes

Uma combinação de fruta e vegetais fresca e deliciosa, com sabor a Primavera, e ainda altamente nutritiva.

Ingredientes

  • 1 chávena de chá bem cheia de frutos vermelhos (aprox. 130 gramas)

  • 1 banana pequena madura

  • 1/4 abacate (aprox. 40 gramas)

  • 1 mão de espinafres baby

  • 150 ml de leite de coco em lata

  • 50 a 100 ml de bebida vegetal (usei arroz e coco)

  • 1 c. sopa de maca em pó

Preparação

  • Coloque todos os ingredientes numa liquidificadora ou num processador de alimentos e triture a alta velocidade durante um minuto, ou até obter uma mistura cremosa.
  • Ajuste a quantidade de líquido, se necessário (pode variar ligeiramente em função da bebida usada e da consistência do leite de coco).
  • Sirva com os seus toppings preferidos.

Notas

  • Sugiro que use frutos vermelhos congelados ou então banana congelada, para deixar o smoothie mais cremoso.
  • Pode usar apenas bebida vegetal ou só leite de coco em lata. Eu tive de combinar os dois porque o leite de coco que tinha era muito espesso. Se optar por usar só um, pode ser necessário ajustar a quantidade de líquido, por isso sugiro que adicione menos inicialmente e depois junte mais se necessário.