Estou oficialmente na onda das waffles. E felizmente está a correr bem. Ultimamente, todas as receitas que têm saído desta cabecinha passaram na prova e aqui temos mais uma bem-sucedida: waffles de avelã e cacau. Uma opção de pequeno-almoço (ou snack) low-carb e gluten-free, bem nutritiva e saudável, com um gostinho a nutella, que vem mesmo a calhar neste início de Outono.
São bastante simples de fazer e ricas em gorduras saudáveis, proteína e fibras, o que permite que fiquemos bastante saciados logo de manhã e reduz a probabilidade de andarmos a petiscar ao longo do dia ou de chegarmos à hora de almoço esganados de fome.
Quem não tiver máquina de waffles, não precisa desanimar, nem ir a correr comprar uma. Estas waffles de avelã e cacau também podem ser feitas em versão panqueca e ficam igualmente deliciosas.
Na realidade, esta receita é inspirada precisamente na minha receita de panquecas low-carb de avelã e cacau, mas há uns pequenos ajustes nas quantidades e nos ingredientes.
Estas waffles de avelã e cacau são feitas com avelã moída (ou farinha de avelã) e farinha de trigo sarraceno e, por isso, são isentas de glúten. Têm poucos hidratos de carbono, constituindo por isso uma boa alternativa para quem procura receitas low-carb ou quer fugir às convencionais panquecas ou waffles de aveia.
Se quer mais opções, pode experimentar estas deliciosas waffles de batata doce e aveia, estas waffles saudáveis de aveia, linhaça e banana ou as maravilhosas “not guilty” waffles.
E para que não acabe a desperdiçar ingredientes, que tal aproveitar o resto da farinha de trigo sarraceno para fazer este pão de batata doce e trigo sarraceno?
Waffles de avelã e cacau
Course: Pequeno-almoço, SnacksDifficulty: Fácil5
waffles20
minutesUm opção low-carb, gluten-free, rica em gorduras saudáveis, proteína e fibra.
Ingredientes
90 gr avelã moída (ou farinha de avelã)
1 banana média madura
2 c. sopa farinha de trigo sarraceno
3 ovos
75 ml bebida vegetal (usei arroz e coco)
1 c. sobremesa cacau magro em pó
Toppings a gosto
Preparação
- Pulverizar as avelãs num processador de alimentos ou picadora (ou usar a farinha de avelã).
- Adicionar os restantes ingredientes e triturar até obter uma massa homogénea. Se preferir, pode fazer a mão: esmague a banana com um garfo e vá adicionado os ingredientes um a um.
- Deixar repousar a massa alguns minutos enquanto põe a aquecer a máquina das waffles.
- Colocar um pouco de óleo de coco na máquina e espalhar com a ajuda de um papel ou pincel. Com uma colher grande, deitar a massa na máquina.
- Deixar cozinhar durante uns 5 a 6 minutos (o tempo varia em função das máquinas, se tiver dúvidas do tempo ideal, consulte o manual de instruções da sua máquina).
- Repetir o procedimento para o resto da massa.
- Servir com os seus toppings preferidos (no meu caso, foi manteiga de amendoim, romã e um quadrado de chocolate preto – com o calor da waffle, começa a derreter e fica delicioso).